Como usar corretamente o assento infantil para automóveis

Posted on 08/06/2010 by Luciano Lessa 43 Comments

Os cintos de segurança dos veículos foram feitos para adultos e não podem proteger uma criança pequena. Colisões de veículos causam de lesões graves e morte de crianças. O uso correto de assentos infantis nos veículos pode salvar a vida de uma criança ou evitar uma lesão mais grave.

Onde colocar o assento infantil?

O banco traseiro do veículo é o lugar mais seguro para crianças menores de 12 anos viajarem.

Nunca coloque uma criança no banco dianteiro de um automóvel ou caminhão que tenha air-bag no assento do passageiro dianteiro (carona).

Se uma criança já tiver idade para usar um cinto de segurança de adulto e tiver que viajar no banco dianteiro, prenda-a corretamente com o cinto de três pontos e afaste o banco do painel dianteiro, o máximo possível.

Meu filho está virado para o lado certo?

Os bebês de até 1 ano de idade e 9 kg devem viajar em um assento infantil virado para a traseira do veículo.

As crianças maiores de 1 ano e peso entre 9 e 19 kg podem viajar em um assento infantil virado para a frente do veículo.


As crianças com peso entre 18 e 36 kg, geralmente na faixa de 4 a 8 anos de idade, podem viajar em assentos de transição que permitem o ajuste correto dos cintos de três pontos ao corpo.

A maioria das crianças com idade e altura superiores a 8 anos ou 1,40m respectivamente, podem se ajustar corretamente a um cinto de segurança de três pontos.

Informações de segurança para assentos infantis

Nem todos os assentos infantis se adaptam a todos os veículos. Quando instalado corretamente, o assento infantil não pode se deslocar mais que 2,5 cm de um lado para outro.

Informe-se sobre as especificações de segurança do assento. Veja se o produto é aprovado pelo INMETRO.

Mantenha as faixas do cinto bem ajustadas e prenda a fivela peitoral na altura das axilas. As faixas do cinto devem ficar na altura ou abaixo do ní vel do ombro.

Ao usar um assento infantil virado para a traseira do veículo, recline o assento do veículo para evitar que a cabeça da criança tombe para frente.

Abaixe a alça de transporte do assento infantil.

Para melhorar o apoio, pode-se colocar toalhas ou mantas enroladas nos lados da criança. Nunca coloque acolchoados embaixo ou atrás do bebê.

A criança não deve usar casaco pesado sob as faixas do cinto de segurança. Se houver necessidade de mais agasalho, use uma manta sobre o assento.

 

Veja AQUI o guia de compra de assentos infantis para automóveis

FONTE: omedicoeopaciente.blogspot.com



43 comments

  • fatima disse:

    meu carro é um fiat uno e nao tm o sinto q traspasse por cima, o cinto dele só passa por baixo.
    e eu li no manual da poltroninha para crianças de 6 anos o cinto tem q passa por cima.
    me ajude o que faço???? pois ja comprei a poltroninha.
    obrigadu

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Fátima, no seu caso só vejo 2 opções possíveis:

      1- Devolver a cadeirinha (o código do consumidor dá um prazo de até 7 dias para desistir da compra);
      2- Instalar o cinto de três pontos no banco traseiro do seu Uno. Fiz uma pesquisa e localizei esta matéria, que talvez ajude: http://clubedouno.com.br/forum/index.php?showtopic=21323

      Abraços,
      Luciano Lessa

  • Sandra Barbosa disse:

    Meu carro é um gol 2006.Gostaria de saber que tipo de assento devo comprar,pois meu filho tem seis anos de idade.

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Sandra,

      O assento ideal para uma criança de 6 anos (que pesa ao redor dos 20 kg), seria o assento de elevação (booster) – valor aproximado R$ 100,00 a R$ 120,00.

      Abraços,
      Luciano

  • Gustavo Vidal disse:

    Olá Luciano , tenho 3 filhos um de 3 anos que pesa 18 kg ,outra com 11 anos pesa 28 kg e a outra com 8 anos que pesa 30 kg,a minha preocupação é com o de 3 anos pois o cinto do meio é abdominal,gostaria de saber se o de 3 anos poderia usar o assento de elevação? e ficar no canto onde fica o sinto de 3 pontos.

    Gustavo

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Gustavo, o assento de elevação é justamente para as crianças com peso a partir de 18kg. Portanto, seu filho poderá sim utilizar este tipo de assento, juntamente com o cinto de segurança de 3 pontos.

      Abraços

  • Andre Carvalho disse:

    Olá!!

    Meu filho tem sete anos só que pesa 41 Kgs, verifiquei que os assentos de elevação são para crianças até 36 kgs.Meu carro só tem cinto de dois pontos. Nessas circuntancias devo comprar esse assento???Posso passar apenas o cinto de dois pontos???

    No aguardo….abraço

  • renata de cassia italiani disse:

    oi luciano lessa minha filha tem tres anoa e meio posso viajar com ela no assento de elevaçao ela pesa 21 kilos o que significa assento de elevaçao obrigado

  • Lis Caroline Domingues disse:

    olá Luciano,

    Poderia me indicar os lugares onde posso testar e comprar pessoalmente um assento de transição para minha filha de 05 anos?

    Moramos em Guarulhos – SP

    muito obrigada,

    Lis Caroline

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Em Guarulhos, só conheço pessoalmente o aeroporto.. :-)

      Mas consegui os endereços das lojas das Casas Bahia, onde acredito que você pode testar e comprar seu assento pessoalmente. Segue abaixo:

      centro
      Loja 0478 – av.esperanca 50

      Loja 0073 – r. dom pedro ii 345 349/355/361/377

      Loja 0029 – rua d.pedro ii 129 /139

      cumbica
      Loja 0213 – av.santos dumont 30 /34

      itapegica
      Loja 0003 – via pres.dutra km 397/650 ljs.a08 pt.a09

      jd.albertina
      Loja 0560 – estr.pres.juscelino kubitschek 429 suc p-1

      jd.dos pimentas
      Loja 0235 – estr.juscelino k.de oliveria 5000 5010

      jd.s.geraldo
      Loja 0046 – av.otavio braga de mesquita 4066

      vl.galvao
      Loja 0114 – r.treze de maio 252 r.s.antonio,258

      Abraços,
      Luciano Lessa

  • Angelica disse:

    Vi esta reportagem e achei interessante repassar:
    A nova lei de transporte de crianças com dispositivos de segurança, na faixa etária dos 4 aos 7 anos e meio, não vai se aplicar aos veículos que possuem apenas cintos de segurança com apenas dois pontos, a maioria fabricada até 1998. A orientação é que não sejam aplicadas multas nesses casos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

    De acordo com o órgão, esses veículos de passeio não serão obrigados a colocar o assento para transporte de crianças, conforme lei que entra em vigor amanhã em todo o País. As crianças deverão ser transportadas apenas com o cinto de segurança de dois pontos, colocado na região abdominal, segundo orientação do Denatran.

    A exclusão se deu devido à inexistência de produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Em 1998, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que veículos produzidos a partir de 1 de janeiro de 1999 no Brasil deveriam ter cinto de três pontos nos assentos dianteiros e nos assentos traseiros laterais, por conta da falta de segurança dos dispositivos de dois pontos.

  • sandro disse:

    Ola Luciano, tenho um subrinho ele tem 2anos e 8 meses, 17kg e mede 0,94cm, e nos aqui estavamos com a intenção de comprar o assento de elevação, mas a minha maior preocupação e a altura ideal, pois tenho medo de mesmo assim não dar a altura certa, e tambem pelo fato do assento ser mais em conta e até agora não vi nehuma materia com uma boa explicação sobre esse assunto, se puder me ajudar desde já agradeço.

    • Luciano Lessa disse:

      Sandro!

      No teu caso aconselho a ir à loja juntamente com a criança, e fazer um teste com o assento de elevação. Se o cinto ficar bem ajustado, não deve haver problema. No entanto, se a “tira” mais alta do cinto ficar muito próxima ao pescoço, então a altura da criança não é ainda suficiente, neste caso tendo mesmo que usar o assento infantil virado para a frente do veículo.

      Abraços,
      Luciano

  • Claudia disse:

    Ola Luciano.Meu carro e um corsa wind 98.Nao tem cinto de 3 pontos.Somente de dois.Tenho um filha de 5 anos preciso comprar assento de elevacao.Posso utilizar o assento com cinto do meu carro?

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Cláudia, segundo o que se vê através das notícias, os veículos fabricados até 1998 não deverão ser multados, afinal não era obrigatório sair de fábrica com o cinto de 3 pontos traseiro. No entanto, te aconselho a utilizar o assento de elevação com o cinto de 2 pontos na posição central do banco traseiro, que é o local mais seguro do veículo.

      Espero ter ajudado!

  • Dágila Mendes Bernardes disse:

    Ola bom dia,

    Tenho um filho de 6 anos que pesa 41 kg e tem 1,25 de altura, o assentos que encontro são para crianças até 36 KG, como devo proceder neste caso?

    grata,

    Dágila

  • diegoo pereira barcelos disse:

    tenho um filho de um ano e dois meses, posso usar a cadeirinha dele no bando do meio do carro? meu carro e 2008 e os cintos das pontas sao de 3 pontos, minha cadeirinha e antiga, posso usar ela no banco do meio? grato aguardo resposta.

  • Cosme disse:

    Olá Luciano. tenho uma duvida sobre o uso da cadeirinha para crianças. Queria saber se posso fixar a cadeirinha no assento trasseiro lateral proximo a janela ou o local adequado é no centro do assento? Meu veiculo só tem cinto de trêz pontas nas laterais.
    Obrigado!

  • andreza disse:

    oi Luciano, o meu filho tem 4 anos e 18 quilos gostaria de saber se o assento de elevação é o certo pra ele, o meu carro é um palio 97, e os cintos da ponta são de 3 pontos, gostaria de saber se eu comprar esse assento não vou ter problemas, esse asssento é aquele que é só um banquinho né, que é um pouco mais barato, obrigada.

  • andreza disse:

    mais um pergunta Luciano, o meu carro não tem encosto de pescoço no banco de trás, isso é um problema para o assento de elevação?

  • maria disse:

    meu filho tem7 anos e meio e 19kgs tenho que usar o assento de segurança nele nele meu carro e um fusca e o sinto nao e trez ponto presiso trocar os sintos

  • maria disse:

    meu filho tem7 anos e meio e 19kgs tenho que usar o assento de segurança nele meu carro e um fusca e o sinto nao e trez ponto presiso trocar os sintos

  • graziela disse:

    olá!

    eu tenho uma filha de 2 anos q pesa 15 quilos posso utilizar o assento de elevação?

  • Gláuvia disse:

    olá Luciano, gostaria de saber qual é a posição correta para o assento, meu carro tem cinto de tres pontas ate no meio, entaum é mais seguro colocar no meio ou no canto??
    obrigada!
    Abraços

  • Marcio Ramos disse:

    Tenho uma filha de 3 anos, 20 kg e 1,05 m.
    o que devo usar?
    O assento infantil esta pequeno. . ..

    • Luciano Lessa disse:

      Márcio,

      Conforme está no texto, o indicado seria o assento de transição, para crianças com peso entre 18 e 36 kg, que permitem o ajuste correto do cinto de segurança ao corpo da criança.

      Abraços,
      Luciano Lessa

  • CRISTIANE DOURADO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE MEU FILHO DE 3 ANOS E MEIO PESANDO 16 E MEIO PODE ANDAR EM UM ASSENTO DE ELEVAÇÃO DE 15 A 36 KL OBR.

    • Luciano Lessa disse:

      Olá!

      Cristiane,

      Não tenho autoridade para responder a sua pergunta, mas, se o seu assento é de 15 a 36kg, e a criança pesa 16kg, acredito ser então este o assento correto. Na minha opinião, mais vale o tamanho e peso da criança do que a idade na hora de escolher o devido assento.

      Se fosse meu filho, certamente eu o levaria neste assento!

      Abraços

  • gigliane disse:

    Tenho uma filha ela tem 3 anos mas pesa 19 kilos e mede 1,5 ela pode usar asento já obrigado

  • charlene disse:

    OLA , TENHO UMA FILHA DE 3 ANOS E MEIO , ELA PESA 14 KG E MEDE 1,05 GOSTARIA DE SABER SE ELA JA PODE USAR O ASSENTO BOOSTER, DESDE JA AGRADEÇO MUITO OBRIGADA!!!!!!!

    • Luciano Lessa disse:

      Boa tarde! Conforme diz na matéria, “As crianças maiores de 1 ano e peso entre 9 e 19 kg podem viajar em um assento infantil virado para a frente do veículo.” O assento booster, ao certo, seria apenas para crianças com peso superior a 18kg.

      Abraços,
      Luciano

  • luis disse:

    Luciano, minha filha tem cinco anos e 18kg comprei o assento de elevação e gostaria de saber se posso usar no centro do banco traseiro com o cinto de dois ponto pois o cinto de três pontos fica na altura do pescoço.
    grato!

    • Luciano Lessa disse:

      Luís,

      Eu não possuo autoridade para responder ao seu questionamento, mas, se eu fosse você, utilizaria com o cinto de dois pontos, desde que este permitisse ao assento infantil ficar firme de forma a mantê-lo preso ao banco do carro mesmo de cabeça para baixo, para garantir que mesmo em caso de capotamento a criança fique no assento.

      Adicionalmente, o meio do banco traseiro é sem dúvida o local mais seguro, pois mesmo se houver colisão por qualquer dos lados do carro, este local dificilmente será atingido!

      Abraços, e tudo de bom!

  • Rejane disse:

    Boa tarde Luciano!Gostaria de saber se a minha filha pode andar no assento de elevação.Ela tem três anos em maio ela faz quatro,mais pesa apenas 12 kg,pois a ela nasceu prematura e por isso tem pouco peso.Vc acha q tem algum problema se comprar apenas o assento?Pq o meu marido cmprou um palío.Obrigado e Boa tarde.Aguardo a resposta.

  • susy disse:

    Oi como vai voc/
    Bem se puder responda-me se minha filha com 6 anos pode usar o acento com cinto de uma ponta.pois meu carro não disponibiliza do cinto de tres pontas no banco dianteiro.obrigada um abrçao/susy.

  • alexsandra disse:

    oi gostaria de saber qual o acento ideal para minha filha ela tem 4 anos e pesa 23 kg

  • fernanda silva disse:

    meu filho tem 3 anos e pesa 17 k eu uso o asento,eu gostaria de saber se e o asento que ele deveria usar.se e o correto,espero resposta.

  • Elayne disse:

    Olá, Tenho um filho de 6 anos que mede 1,22 e pesa 43kg e reparei que vocês não responderam esses tipos de pergunta de quando a criança passa do peso limitado das cadeirinhas, e sou uma mãe preocupada e na dúvida também de qual cadeirinha usar. Desde já agradeço.

  • Andréa disse:

    ola tenho 3 filhos, um de 6 anos e gemeos de 3 e meio, gostaria de saber com utilizo o assento no sintnm do meio.

  • Roberta disse:

    Bom dia.. comprei um assento de elevação, so que quando fui instalar, fiquei na maior duvida.. diz que tem que ser usado com cinto de tres pontas(beleza), tenho um hb20 e tem essse cinto atras, mais a assento fica solto no carro, não tem nada p prender ele ao banco? ele fica preso somente com o cnto de tres pontas? Obrigada

  • Ubiraci Aparecida B.M. Ribeiro. disse:

    Eu tenho um neto de 3anos e 10 meses,que pesa 16kilos e mede 1m e 03cm. Eu gostaria de saber se o assento de elevaçao serve para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>